Dia 05 de junho. Data que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e data também dessa nossa postagem. Mas no bairro Jardins de Petrópolis não há o que comemorar.
É triste, e causa indignação, pelo menos para quem respeita e quer o meio ambiente preservado e protegido, a proliferação de lixões, também conhecidos como bota-foras, e aterros clandestinos no bairro, onde estão sendo depositados principalmente entulhos de construção.
O aumento do número de obras vem causando o descarte de entulhos, principalmente em vias e áreas públicas, inclusive em áreas de mananciais. Proprietários responsáveis, que respeitam as leis, o meio ambiente e a comunidade, geralmente contratam caçambas para descarte do entulho.
Mas já em alguns locais, geralmente próximos à obras, o entulho é descartado a céu aberto, conforme foto acima, o que caracteriza o termo "lixão" (foto tirada 04/05/2021 - clique nela para ampliar). Em outros locais, o descarte é feito a céu aberto, mas tempo depois, tratores estão sendo utilizados para cobrir, para tampar, para enterrar o entulho, o que caracteriza o termo "aterro".
No local da foto acima, na rua Amoras, próximo à esquina com rua Pinheiros, há alguns meses, grande quantidade de entulho de um muro (concreto, blocos) que desabou em uma propriedade foi descartado, e tempo depois, um trator cobriu com terra, retirada também das proximidades. Esse local é um talvegue (pequeno vale onde pode correr curso d'água) e de biota riquíssima. Na primeira semana de maio, mais entulho, dessa vez restos de cimento, um pó branco parecido com cal ou gesso, sacos plásticos, entre outros, foram descartados, e fizemos o registro com fotos e vídeo.
Não é de hoje que essas práticas acontecem. Inúmeras foram as postagens aqui no blog dessas ilegalidades e desrespeito.
Na foto abaixo, tirada 21/11/2020, entulho de construção foi descartado na rua Sagaranas (à direita na foto), a mais ou menos 100 (cem) metros de um córrego e ao lado de Área verde Pública de preservação ambiental e de manancial (com nascente). O entulho foi jogado a céu aberto (lixão), mas semanas depois, um trator utilizado para nivelamento e melhoria de trecho da rua tampou com terra (aterro clandestino). Até hoje, data dessa postagem (05/06/2021) o entulho continua no local.
A continuar esses desrespeitos e ilegalidades, sem que haja fiscalização, punição e o fim dessas práticas, o bairro poderá ganhar mais um apelido*:
"Jardins de lixo e entulho"
Leia textos, veja fotos e vídeos dos locais dos lixões e aterros no bairro acessando os links abaixo:
DESCARTE DE ENTULHO EM ÁREAS DE MANANCIAIS
https://preservejp.blogspot.com/2020/09/descarte-de-entulhos-em-areas-de.html