Imagem da Internet |
A insegurança a cada dia cresce no bairro. Furtos a propriedades continuam ocorrendo. Os últimos que foram divulgados* ocorreram no mês de maio em residências nas ruas Quaresmeiras e Aroeiras, segundo consta em depoimentos em grupos de aplicativo de mensagens do bairro feitos pelos proprietários das residências furtadas.
E o acesso ao bairro não fica restrito a essas duas entradas. Existem outras, sem controle. Duas na Av. Morro do Pires, nos limites do bairro, uma outra no limite com a Mata do Faria, e outra conhecida como TRILHA CENTENÁRIA (acesso pela rua Pinheiros ao Córregos dos Macacos - Mendes - Macacos).
TRILHA CENTENÁRIA - PORTA ABERTA
A trilha centenária não pode ser fechada totalmente. Ela é área de servidão de passagem. O direito de ir e vir das pessoas não pode ser interrompido, já que é rota de passagem há séculos***. Não podendo haver o fechamento, pelo menos o controle 24h deveria ser feito. Pela trilha centenária passam pessoas a pé, em motocicletas, em carros.
Na nossa opinião, a tendência é de que furtos, e até mesmo roubos, aumentem, já que a cada dia o bairro vem se povoando muito, com várias obras e construções em andamento, além das residências já existentes, muitas habitadas somente nos finais de semana. E com tantos atrativos para os marginais, mais os acessos sem controle ainda existentes, fica difícil impedir a ação deles.
* A divulgação das ocorrências de furtos e outros tipos de delitos deve ser ampla, para que moradores e proprietários, ou seja, a comunidade em geral, tome conhecimento e possa elaborar dados estatísticos para cobrar do Estado segurança pública.
** Art. 78, § 8º da Lei 13.465/2017 - Constitui loteamento de acesso controlado a modalidade de loteamento, definida nos termos do § 1º deste artigo, cujo controle de acesso será regulamentado por ato do poder público Municipal, sendo vedado o impedimento de acesso a pedestres ou a condutores de veículos, não residentes, devidamente identificados ou cadastrados.”
*** Cidadãos novalimenses, moradores dos Mendes por gerações, afirmam que a trilha JP/Mendes/Macacos tem a idade de Nova Lima, ou seja, mais de trezentos anos, e que existe um documento para comprovar que a trilha é "área de servidão de passagem". Essa questão da trilha está no Ministério Público, já que houve tentativas de seu fechamento, inclusive com um muro, há alguns anos.
CRIMES, ASSASSINATOS NO BAIRRO (clique no link abaixo):