"Amigos(as) do "JP é bairro, pagamos é IPTU": Alguém sabe dizer sobre o que um campo de futebol, com grama plantada, e com duas traves brancas de ferro, está fazendo no meio de via pública, no caso, no meio da rua Ipês Amarelos, no trecho que vai até a rua Amendoeiras?"
O questionamento que inicia essa postagem está sendo divulgado, via aplicativo de mensagens, por moradores que estão intrigados, e também perplexos, com o campo feito em via pública, bem ao lado de uma grande área pública, uma praça que possui um extenso gramado que caberia um campo de futebol maior do que foi feito na via pública (imagens acima e abaixo).
Em 2008, um poste no meio da Av. Morro do Pires, também no bairro, foi motivo para divulgação em jornal do município (ver abaixo). Agora, quinze anos depois, um campo de futebol, também no meio de uma rua, merece outra divulgação, não é mesmo?
Há casos, bizarros(?), como esses do poste, e agora do campo de futebol, que parecem só ocorrer no Jardins de Petrópolis.
A praça ao lado da via onde o campo foi feito possui mais de 2.500 (dois mil e quinhentos) metros quadrados (ver mapa abaixo). Possui uma pista de bicicleta, uma academia ao ar livre instalada pela prefeitura e um extenso gramado. E por quê o campo de futebol foi feito justamente na via pública que passa ao lado? Quem é o responsável por fazer o campo? Será que foram proprietários de dois terrenos que fazem limite com esse trecho da rua Ipês Amarelos? Será que foram proprietários/moradores das proximidades? A prefeitura de Nova Lima tem conhecimento desse campo em via pública? São perguntas que moradores se fazem, e aguardam por respostas!
Quem é mais antigo no bairro sabe da nossa luta e empenho constantes para proteção e preservação do patrimônio PÚBLICO/AMBIENTAL, especialmente em questões referentes à invasões de áreas verdes públicas por alguns proprietários. Muitos devem se lembrar da questão envolvendo uma proprietária que tinha sua casa, sua piscina e sua área de lazer construídas dentro de uma área verde pública de preservação ambiental e de manancial do bairro, e que para legalizar sua invasão, ganhou uma lei municipal criada exclusivamente para atendimento aos seus interesses (Lei N° 1.942 de setembro de 2006). Baita privilégio, não é mesmo? E há outros casos de invasões de áreas públicas por proprietários.
Essa questão do campo em via pública, na nossa opinião, também é um desrespeito e uma afronta às leis, ao patrimônio público. Há no bairro, por parte de alguns, uma mentalidade de que, sendo público, pode-se fazer o que quiser e o que bem entender. Mas, NÃO pode!!
Estamos tomando as medidas cabíveis, como sempre fizemos, para que o patrimônio público seja respeitado e a via PÚBLICA SEJA DESOBSTRUÍDA!
A foto acima mostra o campo, com grama plantada e um dos gols na via pública.
Abaixo, mapa da localização da área pública e reportagens sobre um poste também em via pública (clique nelas para ampliar).
A seguir, filmagem do campo na via pública:
A QUALQUER MOMENTO NO BLOG:
APESAR DA DESTRUIÇÃO CAUSADA POR VENDAVAL QUE ATINGIU O BAIRRO NA TARDE DO ÚLTIMO DIA 30 DE DEZEMBRO, ESTRAGOS NÃO SE COMPARAM COM O VENDAVAL DE 2011. FOTOS E VÍDEOS DE AMBOS OS VENDAVAIS A QUALQUER MOMENTO NO BLOG.
MORADORES DO BAIRRO COMEÇAM A DISCUTIR SOBRE OPÇÃO DE TRILHA CENTENÁRIA QUE PASSA PELO JARDINS/MENDES/MACACOS SERVIR DE TERCEIRA VIA DE ACESSO DE CHEGADA E SAÍDA AO BAIRRO PARA EVITAR O ISOLAMENTO EM QUESTÕES COMO DO ÚLTIMO VENDAVAL, ONDE A REGIÃO PODERIA TER FICADO ISOLADA
ASSISTA ÀS DEZENAS DE VÍDEOS DO BAIRRO ACESSANDO NOSSO CANAL NO YOUTUBE. CLIQUE NA IMAGEM:
ACESSANDO O BLOG POR SMARTPHONE? NÃO DEIXE DE CONFIGURAR PARA A VERSÃO WEB/DESKTOP. SÓ ASSIM VOCÊ TERÁ ACESSO A TODO CONTEÚDO DO BLOG, INCLUINDO A "COLUNA DA DIREITA"