PÁGINAS

quinta-feira, 11 de abril de 2013

MATA ATLÂNTICA NÃO PARA DE SOFRER


 









A primeira foto mostra uma paca*, animal da fauna silvestre brasileira, mutilada e morta por cães de proprietários de chácaras que ficam soltos pelo condomínio. A segunda foto mostra córrego poluído por mangueira de captação de água de alguma propriedade. As demais fotos são de desmatamentos e terraplenagens em terrenos, que ocorreram nos meses de fevereiro e março desse ano. Só nesses dois meses, houve desmatamentos e terraplenagens em cinco terrenos. A última foto mostra cães de proprietários soltos pelas ruas.

Há duas décadas, mostramos e denunciamos essas questões, mas a situação está cada vez pior. Proprietários desrespeitam as leis, utilizando os recursos naturais de maneira irresponsável e criminosa. A total omissão e inércia da Associação (“Condomínio”) Jardins de Petrópolis no combate à degradação ambiental, além da impunidade, ameaçam a preservação desse, ainda, mas não sabemos até quando, paraíso ecológico.

Com o aumento do número de obras e construções, a preservação da biodiversidade está cada vez mais ameaçada. O Jardins, mesmo ainda pouco povoado, vive uma situação de CAOS. Ficamos imaginando como será quando os 843 lotes estiverem todos ocupados, onde serão introduzidos mais cães e gatos, mais lixo e esgoto sanitário poluindo solo e recursos hídricos, entre outras questões. Enquanto o discurso (HIPÓCRITA) é de proteção e preservação, a biodiversidade agoniza, e aos poucos, vai morrendo. E NINGUÉM FAZ NADA! COITADA DA MATA ATLÂNTICA!

Sobre os cães, após as várias denúncias que fizemos, nada mudou. É cada vez maior o número dos que ficam soltos, matando a fauna silvestre e ameaçando e atacando caminhantes, moradores e ciclistas. Duas crianças já foram atacadas e foram parar no hospital. O condomínio espalhou pelas ruas, placas com dizeres pedindo que os proprietários não deixem seus animais soltos, mas elas são SÓ PRA INGLÊS VER. Diretores do condomínio possuem cães que ficam soltos, e as duas entradas de acesso ao residencial estão virando canis, onde vários animais estão sendo abandonados e cuidados pelo condomínio. 

"Enquanto a Associação (“Condomínio”) Jardins de Petrópolis e os proprietários que cometem crimes contra a natureza não forem processados e responsabilizados judicialmente, enquanto não sofrerem pesadas multas, sentindo no bolso, a riquíssima biodiversidade do Jardins continuará sendo desrespeitada, agredida e destruída. O condomínio é corresponsável pelos crimes ambientais que ocorrem na região” (Luís Lemos)

Todas as fotos são do Jardins de Petrópolis e foram tiradas nos meses de fevereiro e março desse ano. Os endereços dos terrenos desmatados e terraplenados foram encaminhados à Polícia Ambiental, para verificação se há licenças ambientais e, havendo, se todos os trâmites técnicos exigidos foram devidamente seguidos.
 
Pedimos a todos que acessarem essa postagem e o blog, que divulguem ao maior número possível de pessoas. A partir de agora - e já devíamos ter feito isso há muito tempo - passaremos a divulgar as fotos e os textos também nas redes sociais, em especial no Facebook.

* Conheça e saiba mais sobre pacas em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paca

Outras postagens relacionadas aos temas acima:

Cães de proprietários soltos pelo condomínio:                                            

Desmatamentos e terraplenagens:

Luís Lemos