
Há pouco mais de um ano, em postagem do dia 15 de março de 2020, previmos e alertamos sobre a possibilidade dos novos pontos de coleta de lixo espalhados pelo bairro receberem entulhos que o caminhão de lixo da prefeitura não recolhe. A seguir, dois trechos do nosso texto na referida postagem:
"A iniciativa de instalação de novos pontos de disposição de lixo para coleta da prefeitura em vários locais do bairro pode ser válida, mas pode ter efeito contrário e danoso ao meio ambiente e à saúde pública, caso não haja a disposição correta e o recolhimento diário".
"Locais públicos de disposição de lixo passam a impressão de que tudo, além do lixo doméstico, pode ser colocado, e pessoas sem educação e consciência ambiental aproveitam dessa facilidade para colocar entulhos".
E o que já prevíamos e alertávamos se confirmou, e vem se confirmando desde então. Como pode ser visto na foto acima, um pneu, um balde, entre outros entulhos foram depositados na lixeira da rua Manacás (foto tirada em 16/03/2021). Como já dissemos, o caminhão de lixo da prefeitura não recolhe esses tipos de materiais, o que faz com que fiquem períodos intermináveis nessas lixeiras, poluindo o entorno, acumulando água de chuva, causando mau cheiro, atraindo mosquitos, etc.
A questão do depósito e descarte de lixo no bairro, que possui riquíssima biodiversidade, deve ser tratada com prioridade e com atitudes e ações rigorosas. Essas práticas adotadas por algumas pessoas sem o mínimo de educação, e que não respeitam a biodiversidade e a comunidade, causam enormes prejuízos ao meio ambiente e também à saúde pública.
A QUALQUER MOMENTO NO BLOG:
