A Avenida Morro do Pires, que tem esse nome por margear a serra Morro do Pires, símbolo da região, pode estar condenada. Ela pertence ao principal anel viário do bairro, sendo uma das ligações entre Nova Lima , Macacos e a rodovia MG 030.
As intensas chuvas dos meses de dezembro de 2019 e de janeiro desse ano causaram deslizamentos de terra em diversos pontos da avenida. Além dos deslizamentos, interrompendo a passagem de veículos, houve também abalos nas estruturas da via, causando rachaduras e fissuras no asfalto.
O asfaltamento da avenida foi feito pela prefeitura há alguns anos depois de muita batalha, já que alguns moradores/proprietários do bairro foram contra. Eles inclusive levaram a questão ao Ministério Público, mas acabaram vencidos. O interessante é que depois do asfaltamento, muitos desses moradores que foram contrários acabaram sendo os mais beneficiados, já que não precisam mais transitar com seus veículos na terra. O asfaltamento também permitiu que uma linha de ônibus passasse pela avenida fazendo o transporte de moradores e trabalhadores que prestam seus serviços no bairro. À época, a questão do asfaltamento foi tão polêmica que até uma reportagem foi publicada em jornal do município*.
Após a desobstrução dos pontos interrompidos pelos deslizamentos, a Defesa Civil determinou que somente veículos de pequeno porte podem transitar pela avenida. Essa determinação mostra o quão é grave a questão de segurança para o trânsito de veículos nessa via.
ASSISTA AO VÍDEO E VEJA OS DESLIZAMENTOS E DANOS (FISSURAS E RACHADURAS) NA AVENIDA:
*CLIQUE AQUI E LEIA A REPORTAGEM SOBRE A QUESTÃO DO ASFALTAMENTO