PÁGINAS

terça-feira, 8 de maio de 2018

DIA DE CÃO, MAIS UM, NO JARDINS

Caminhar, correr, pedalar, transitar em motocicletas pelas ruas do Jardins sempre foi atividade de risco, de perigo. E o principal motivo é o grande número de cães de moradores que ficam soltos pelas ruas e áreas públicas do bairro. Vários proprietários não exercem a posse responsável de seus animais. 

No último dia 17 de fevereiro, um morador que fazia sua caminhada foi cercado e atacado por cinco cães. Um deles o mordeu na perna (foto abaixo). 

Mordida de cão na perna de morador/caminhante do Jardins - Foto: Luís Lemos

O que evitou mordidas dos outros quatro cães foi o uso, em legítima defesa, de um bastão para mantê-los afastados. 

O portão da entrada de uma propriedade na rua Pinheiros, a mais ou menos trezentos metros da esquina com rua Amoras, estava aberto, e um dos cães solto na rua. O caminhante, ao avistá-lo, parou a uns cinquenta metros, mas o animal o viu e partiu para cima. Os outros quatro cães também saíram da propriedade indo ao encontro do caminhante. 

Foram vários minutos de tensão e tentativa de conter os animais que o cercavam de todos os lados. Enquanto o maior, que ameaçava pular em seu pescoço, era contido, um outro desferiu a mordida na perna, de surpresa, por trás. A situação só teve fim quando o proprietário dos cães chegou segurando-os e espantando-os. 

Não é de hoje que denunciamos essa questão de cães que ficam soltos no bairro. Adultos e crianças já foram atacados e mordidos, e várias são as fotos e vídeos já divulgados por nós. E com o aumento do número de residências, a questão fica mais grave, já que vários proprietários, como já dissemos, não exercem a posse responsável. 

Fauna silvestre atacada e morta 

Outro problema gravíssimo que sempre envolveu cães soltos refere-se aos animais silvestres. A região abriga diversas espécies, mas que a cada dia vem sendo ameaçada e morta pelos cães. Os quatis, entre outros animais silvestres, que sempre eram vistos pelas ruas do bairro, desapareceram. 

Boletins de Ocorrência 

Em casos de ataques de cães, deve-se fazer Boletim de Ocorrência, o que possibilitará responsabilizar e punir o proprietário dos animais. Também será o BO que possibilitará o ressarcimento de gastos com hospitais, entre outros, e a adoção de medidas judiciais contra o proprietário. 

Legislação para posse e cuidado de cães 

O Substitutivo ao Projeto de Lei n° 121, de 1999, estabelece a disciplina legal para a propriedade, a posse, o transporte e a guarda responsável de cães (clique em link no final dessa postagem para conhecimento da lei). 

Divulgação é essencial 

A divulgação das ocorrências envolvendo cães e ataques é essencial para que a comunidade fique informada dos casos, e para que caminhantes e usuários das vias e áreas públicas do bairro procurem, cobrem e exijam providências dos proprietários dos animais, das autoridades e do poder público. Nós, do Movimento PreserveJP, nessa questão dos cães, estamos mapeando, e divulgaremos aqui no blog, os trechos de ruas onde já houve ataques, e onde a incidência de cães soltos é grande. Com isso, os caminhantes terão informações sobre os locais mais perigosos. 

Direito de ir e vir e Saúde pública 

A questão dos cães soltos no bairro envolve desde o direito de ir e vir dos cidadãos até questão de saúde pública. Caminhantes, ciclistas, motociclistas muitas vezes estão deixando de fazer suas caminhadas e passar por determinadas ruas e trechos onde é comum haver cães soltos, com medo de serem atacados. Há propriedades que também estão com grande número de animais (seis, oito, ou mais), alguns deles, pegos na rua e trazidos para o JP. Será que esses cães estão sendo devidamente vacinados, principalmente contra raiva, entre outras doenças? Vale a pena lembrar que no Jardins já houve, e há casos, de leishmaniose em cães, inclusive com caso de uma pessoa que foi contaminada há alguns anos (dado fornecido pela Secretaria Municipal de Zoonose). 

LEITURISTA TAMBÉM É ATACADO POR CÃES 

No dia 23 de fevereiro, o leiturista da CEMIG também foi atacado e mordido por cães enquanto passava com sua moto pela rua Pau Brasil. Segundo o leiturista, o cão só não o derrubou da moto porque ele conseguiu acelerar, mas teve sua calça perfurada pela mordida - assista ao vídeo, em HD:

 

Não foi a primeira vez, nem será a última, que cães que ficam soltos pelo bairro atacarão moradores, caminhantes (entre eles crianças e idosos), ciclistas e motociclistas. A população de cães no bairro só aumenta, proporcionalmente ao aumento do número de construções que vem sendo feitas. QUEM SERÁ A PRÓXIMA VÍTIMA?

LEI QUE TRATA DA POSSE DE CÃES EM MG: CLIQUE AQUI E VEJA

NÃO DEIXE DE ACESSAR:
CRIANÇAS ATACADAS E MORDIDAS POR CÃES NO JARDINS
CUIDADO, IMAGENS FORTES! CLIQUE AQUI! 

ASSISTA AOS VÍDEOS DO PRESERVEJP NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/ledlemos 

Acessando o blog por SMARTPHONE? Não deixe de configurar para a versão web/desktop (site para computador). Só assim se tem acesso a todo conteúdo, em especial a "coluna da direita". CLIQUE AQUI

Luís Lemos - PreserveJP