PÁGINAS

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

MAIS NOVO APELIDO: QUEIJO SUÍÇO (POÇOS )


* ATUALIZAÇÃO DO NÚMERO DE POÇOS: 

AGOSTO/2024: 83 (oitenta e três) é o número de poços artesianos/tubulares perfurados no bairro, e que temos cadastrados com respectivos endereços. Mas estima-se que o número ultrapasse 90 (noventa) poços 

Qual bairro de Nova Lima pode ser chamado, e já foi apelidado, de “queijo suíço”? Se pensaram e disseram Jardins de Petrópolis, acertaram em cheio! 

E por que o bairro pode ser chamado de "queijo suíço"?

Porque ele está todo “furado”, todo perfurado, como um queijo suíço (imagem acima, retirada da Internet), por poços artesianos, também conhecidos como poços tubulares.

Há uma década, vimos informando aos órgãos ambientais sobre essa “farra de poços” no bairro. Na nossa visão, se nada fosse feito para o disciplinamento da atividade, os recursos hídricos poderiam estar ameaçados, com o rebaixamento do lençol freático, e, consequentemente, secando nascentes e córregos. Era comum vermos placas de firmas que realizam a perfuração espalhadas por postes de todo bairro, dando a impressão de que é muito fácil e liberado perfurar poços.

Identificação e mapeamento dos poços

Em 2008, identificamos mais de 30 (trinta) poços artesianos no Jardins, a grande maioria, talvez todos, sem licenças de perfuração/outorga, e muitos perfurados a pouca distância um do outro, em alguns casos, a menos de 50 (cinquenta) metros

Proprietários foras da lei revoltados 

Encaminhamos a questão ao Ministério Público, que acionou os órgãos competentes para a fiscalização, e os proprietários que tinham poços sem licenças tiveram que providenciá-las, tendo de arcar com altos custos. A revolta deles foi grande. 

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM, para licenciar uma perfuração, “deve fazer um diagnóstico em um raio de 200 (duzentos) metros do local da perfuração, para verificar se não há fontes de poluição ou outros poços já perfurados; após esse diagnóstico é concedida autorização de perfuração do poço”. Também deve-se observar que “os poços perfurados a uma distância de menos de 500 metros entre eles devem passar pelo teste de interferência para verificar se há risco do rebaixamento do lençol freático” (Diretoria de Monitoramento do IGAM)

NÃO ACREDITAMOS QUE ESSES PROCEDIMENTOS ESTEJAM SENDO EXECUTADOS NO JARDINS DE PETRÓPOLIS, já que vários poços estão sendo perfurados muito próximos um do outro. Também, muitos perfurados próximos a nascentes e córregos, ou em áreas de recarga aquífera.  Há regiões do bairro que existem seis, oito poços perfurados em propriedades uma ao lado da outra. Da forma que está, daqui a pouco o bairro contará com 843 (oitocentos e quarenta e três) poços perfurados, que é o número de terrenos existentes.

A perfuração de poços coletivos, para não sobrecarregar o lençol freático, além de baratear o alto custo da perfuração, que gira em torno de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), deveria prevalecer.

Mas o ideal e correto para a proteção e preservação dos recursos hídricos do bairro seria a vinda da concessionária de abastecimento de água do estado, a COPASA. E ela já está bem próxima ao bairro, tanto pela via Ludovico Barbosa (em torno de 4 km) da portaria 1, quanto pela via Campo do Pires (em torno de 3 km) da portaria 2

E o que está sendo feito para que essa concessionária chegue o mais rápido ao JP? Pelo que podemos ver, ABSOLUTAMENTE, NADA!! Enquanto isso, captações ilegais e irregulares em nascentes e córregos não param, tanto de antigos proprietários quanto pelos novos que estão iniciando obras de suas residências. Enquanto isso, a farra de poços também não cessa!

Atualmente (dezembro de 2017), o número de poços artesianos perfurados no Jardins chega a 50 (cinquenta), mas estima-se que já ultrapasse 70 (setenta). No início do mês de novembro, o 51° (quinquagésimo primeiro) poço começou a ser perfurado*(ver atualização abaixo). 



CONTADOR DE POÇOS
A partir de agora passaremos a divulgar o número de poços artesianos existentes no Jardins. Um "CONTADOR DE POÇOS" ficará exposto no blog na coluna da direita (em smartphones, para visualização da coluna da direita, é necessário mudar para a versão web/desktop - clique aqui e saiba como). O número será atualizado sempre que um poço artesiano for perfurado no bairro.

Clique no link e leia postagem sobre poços publicada em 2008 no blog: http://preservejp.blogspot.com.br/2008/07/recursos-hdricos-ameaados.html 

Coordenador do Projeto Manuelzão fala, em entrevista, sobre o quão prejudicial pode ser a questão da perfuração desenfreada de poços artesianos para os recursos hídricos.




BIÓLOGOS ACUSAM COCA-COLA DE SECAR NASCENTES EM MINAS GERAIS
POR FÁBIO CORRÊA (DE BELO HORIZONTE) | MEIO AMBIENTE | 04.06.2018

                                                              CLIQUE AQUI E LEIA A REPORTAGEM

ATUALIZAÇÃO DESSA POSTAGEM 26/02/2021: 

MANIFESTAÇÃO DO COMITÊ DE BACIA DO RIO DAS VELHAS - CBH - VELHAS SOBRE PERFURAÇÃO DE POÇOS NO BAIRRO JARDINS DE PETRÓPOLIS


Luís Lemos - PreserveJP