PÁGINAS

domingo, 22 de outubro de 2017

DE NOVO! NÃO PERDOAM NEM OS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO

Mais uma vez, houve desmatamento de Mata Atlântica em ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE – APP (margens de córregos e nascentes) no Jardins de Petrópolis (foto abaixo - clique para ampliar).
Foram cortadas algumas árvores de médio porte, mas o que mais chamou a atenção foi a supressão de vários SAMAMBAIAÇUS (do caule extraía-se o XAXIM), espécie endêmica da Mata Atlântica e ameaçada de extinção, segundo o IBAMA. Por estar ameaçada de extinção, a prática de extração do caule para fazer vasos e substratos está proibida. Contamos em torno de 16 (dezesseis), isso mesmo, 16 samambaiaçus cortados (foto abaixo). 
Samambaiaçus cortados em área de preservação permanente - APP

Samambaiaçu fotografado no Jardins - foto Luis Lemos
A área que sofreu a interferência é um brejo que sempre existiu no terreno, e que devido à escassez de chuvas, secou temporariamente. Nesse brejo cresceram algumas árvores, e nos seus limites, vários SAMAMBAIAÇUS. Essa área fica em um vale que foi cortado pela rua e que continua até o Córrego dos Macacos, e é caracterizada por exuberante mata em avançado estado de regeneração. Também houve interferência na parte com declividade mais acentuada, logo ao lado do brejo. 

Ao que tudo indica, o desmatamento e o corte dos samambaiaçus foram feitos apenas para demarcação do terreno. No local há piquetes de demarcação colocados recentemente. A questão foi encaminhada à Polícia Ambiental. 

No Jardins de Petrópolis é assim. Crimes contra a natureza não cessam! Áreas verdes PÚBLICAS de preservação ambiental são invadidas, são desmatadas para atendimento a interesses particulares e de alguns poucos privilegiados; invasores de áreas públicas de preservação são ajudados, protegidos e ganham lei para ficarem impunes; e por aí vai... A riquíssima biodiversidade do Jardins à mercê de degradadores da natureza!

Saiba tudo sobre Samambaiaçus CLICANDO AQUI

Pedimos a você que acessa o blog PreserveJP, que nos ajude na divulgação dessas questões no Jardins de Petrópolis! Não é de hoje que sofremos tentativas de CENSURA para que não divulguemos o que vem ocorrendo com o patrimônio público e ambiental da região!  

A QUALQUER MOMENTO NO BLOG:

JARDINS DE PETRÓPOLIS: QUEIJO SUÍÇO

PARA VISUALIZAR TODO CONTEÚDO DO BLOG EM SMARTPHONES, CONFIGURAR PARA VERSÃO WEB / DESKTOP. CLIQUE AQUI E SAIBA COMO

Luís Lemos - PreserveJP