Fomos informados por um engenheiro da área de mineração, de que há possibilidade da região do Jardins possuir grande jazida de minério de ferro no seu subsolo. Coincidência ou não, presenciamos, durante o mês de agosto, pessoas pelas ruas do bairro com mapas e alguns aparelhos de medição. Os carros que essas pessoas estavam eram caminhonetes off-road, muito parecidas com as que operam em mineradoras, mas sem nenhuma identificação.
Será que as pessoas nos veículos off-road e o helicóptero estavam a serviço de mineradoras? Será que mineradoras estão de olho em jazidas de minérios que podem estar debaixo da mata e de nossos pés? Será que haverá exploração de minério na região do Jardins? Será que proprietários de terrenos começarão a receber propostas de mineradoras para venderem seus terrenos? Será que corremos o risco de ter dezenas, ou centenas, de caminhões carregando minério e transitando pelas tranqüilas ruas do bairro e vias adjacentes, como a Ludovico Barbosa (que liga o Jardins à MG 30)?
Todos sabemos que os municípios de Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Sabará, Brumadinho, entre outros da RMBH, possuem grandes jazidas de minério, principalmente de ferro, onde as maiores mineradoras do país fazem, ou querem fazer, a exploração. Aqui em Nova Lima, temos informação de que uma dessas grandes mineradoras tem plano de pagar fortunas a moradores e proprietários de terrenos de um condomínio próximo à BR 040, que está sobre jazidas de minério de ferro, o que nos foi confirmado por alguns desses moradores. Mineradoras já fazem o transporte de minério bem próximo ao JP, especificamente em Honório Bicalho, causando grandes problemas como barulho, trânsito muito intenso, congestionamentos e danos às rodovias (clique na imagem e leia reportagem sobre essa questão).
Caso confirmada a informação de que a região do Jardins também pode estar na mira de mineradoras, quem deverá ficar eufórica com mais essa ameaça é a turma oportunista do PRA NADA. Afinal de contas, ano que vem tem eleições municipais, e será uma grande oportunidade para o líder e seus seguidores tentarem obter, como foi feito na questão do Plano Diretor, a fama de protetores e defensores do meio ambiente de Nova Lima.
Luís Eduardo Lemos, morador do Jardins